Em 2009, educadores e estudantes da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, de Itahum, começaram a participar do Programa Jornal e Educação “O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo”. O jornal passou a ser fonte de informação e formação para toda a comunidade do Distrito. Sob a direção da professora Maria José Lins, coordenação da professora Maria Alely de Matos Palmeira e professores, a leitura passou a ter momentos privilegiados na escola.
Por ser a escola, o espaço em que a comunidade busca ajuda para resolver os problemas vividos por eles, foi elaborado pelo professor de Língua Portuguesa, Domingo Rosa Vega, o projeto “Repórter por um dia”. Os anseios da população passaram a ser o foco dos estudantes.
Os resultados estão chegando depois de três anos de diálogo com os políticos, como é o caso da instalação da torre de celular da operadora Vivo. E, hoje, é uma data importante para a leitura em Itahum: os estudantes e educadores da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja conquistam uma coluna semanal, no Jornal O PROGRESSO.
Na coluna, que será feita por eles e editada pelo jornal, o espaço vai expor as necessidades do Distrito, bem como, registrar os aspectos das conquistas.
Instalação da torre de celular, que será inaugurada em breve: reinvidicação de muitos anos da Associação de Moradores, que ganhou força a partir do Programa Jornal e Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário